domingo, 12 de julho de 2009

Passeio convívio do nosso grupo

O nosso passeio convívio realizou-se no dia 27 de Junho de 2009.

Bem cedo o autocarro começou a deslocar-se aos locais de encontro e sempre que entrava alguém no autocarro ecoavam expressões de alegria e muitos sorrisos recheados com ansiedade, entusiasmo e grandes expectativas para um dia há muito aguardado. Iniciada a viagem fizemos uma pequena paragem para o pequeno-almoço em Ponte da Barca, onde tivemos também a oportunidade de visitar algumas lojas com artigos tradicionais desta região e o parque das merendas (choupal) junto ao rio, um espaço agradável, bem cuidado e com o rio Lima e a suas águas límpidas e pouco profundas dando vontade de o atravessar até à outra margem…e claro, a velhinha e conhecida Ponte da Barca.
A Cidade
«Ponte da Barca, concelho montanhoso, ladeado da parte esquerda pelo rio Lima, eixo regional de comércio na direcção do litoral com as rotas do interior.
À semelhança da maioria das terras portuguesas, Ponte da Barca tem origens muito remotas que devem corresponder a uma circunscrição pré-romana ou, pelo menos, romana, mas já era habitada desde os tempos pré-históricos como provam os achados arqueológicos.
A história desta vila prende-se com o atravessamento do rio Lima, tendo sido primeiro denominada de Barca, porque o atravessamento era feito na época somente por uma barca, e passado posteriormente para Ponte da Barca, aquando da construção da sua primeira ponte, provavelmente, em meados do século XIV.
Com a construção da ponte, a localidade reforça a sua importância no domínio comercial, constituindo um forte ponto de passagem, centro e eixo regional na direcção do litoral.»
Retomamos a nossa viagem até ao Lindoso, fazendo uma breve paragem na Barragem do Alto-Lindoso, uma construção admirável e espectacular dada a sua dimensão e localização geográfica. Houve quem se aventurasse a descer as escadas da barragem na tentativa de descobrir algo ainda não visto, mas as escadas terminaram cedo demais para se concretizarem tais objectivos… Bem, lá tiveram que voltar para trás.

Barragem do Alto-Lindoso

«A barragem do Alto-Lindoso situa-se no rio Lima, freguesia de Lindoso (concelho de Ponte da Barca), dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A barragem foi projectada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia eléctrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroeléctrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal.»
A barragem do Alto Lindoso. Coordenadas: 41º52'30"N 8º12'10"O
Após esta breve paragem seguimos a nossa
viagem, agora com destino ao parque de merendas de… onde demos início ao almoço, com toda a gente a partilhar aquilo que tinha preparado para esta hora de convívio…
De seguida preparamo-nos para dar inicio à viagem de regresso, passando e parando ainda em Melgaço, Monção e Valença.
Melgaço
«Melgaço é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 1 300 habitantes.
É sede de um município com 239,04 km² de área e 9 996 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção. É o município mais setentrional do país.
O ponto mais elevado do concelho situa-se no Giestoso, com 1335 metros de altitude, na freguesia de Castro Laboreiro.
Em Melgaço existe toda uma tradição de contos e fábulas com criaturas fantásticas como Arganões e outros seres com poderes mágicos. Esta cultura popular é transmitida oralmente ao longo de gerações, estando actualmente em declínio.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Melga%C3%A7o_(Portugal)
Monção
«Monção é uma vila no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 3 000 habitantes.
Sede de um município com 211,51 km² de área e 19 957 habitantes (2001), subdividido em 33 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha, a leste pelo município de Melgaço, a sul por Arcos de Valdevez, a sudoeste por Paredes de Coura e a oeste por Valença. O ponto mais alto do concelho no alto de S. António, com 1114 metros de altitude, na freguesia de Riba de Mouro.»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%A7%C3%A3o_(Portugal)
Valença
«Valença é uma cidade do Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de um município com 117,43 km² de área e 14 187 habitantes (2001), subdividido em dezasseis freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Monção, a sul por Paredes de Coura, a oeste por Vila Nova de Cerveira e a noroeste e norte pela Galiza (município de Tui).
Recebeu foral de D. Sancho I, sendo então designada de Contrasta. Mudou para o actual nome em 1262. É designada por vezes por Valença do Minho.
Foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009.»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valen%C3%A7a_(Portugal)

Por fim, realizamos uma última paragem para o lanche da tarde. Visto que a chuva ameaçava aparecer tivemos que arranjar um local improvisado.
E assim retomámos a viagem, agora com destino a Riba de Ave.
Foi um passeio que, felizmente, não foi estragado pelo mau tempo e onde não faltou alegria e animação, tanto fora como no interior do autocarro ou não fossemos nós o Grupo Coral de Riba de Ave!

Sem comentários:

Enviar um comentário