segunda-feira, 22 de março de 2010

Concerto Coral 2010


No passado dia 20 de Março pelas 21h00, realizou-se na Igreja Paroquial de S. Pedro de Riba de Ave o XII CONCERTO CORAL, inserido nas solenidades da Semana Santa. Este concerto, organizado pelo Grupo Coral de Riba de Ave, teve como participantes o Coral DIDÁXIS, o Coral de Capela do Hospital, o Coral Litúrgico de Cerzedelo, o Coro Infantil e Juvenil Avelino Ferreira (CIJAF), e o Coral de Riba de Ave.

Foi um concerto bastante rico em termos de diversidade musical e cultural, no qual foram interpretados diferentes estilos musicais, desde o registo sacro e clássico ao profano . Uma das marcas deste concerto passou também pela diversidade linguística das interpretações, desde o português e o espanhol, passando também pelo italiano, alemão e latim.

É sempre com grande motivação que o Grupo Coral de Riba de Ave organiza estes concertos. Sem dúvida que são eventos importantes para a união e o convívio entre os grupos e são também uma outra forma de mostrar o nosso trabalho à comunidade paroquial, bem como uma maneira diferente e especial de viver este tempo Quaresmal.

“Da minha parte, e estando inserido em dois grupos corais, sei que a participação nestes concertos são motivo de grande entusiasmo, mas também de grande responsabilidade. Um grupo é formado por um grande número de pessoas, mas o objectivo não é evidenciar cada uma mas sim o todo. Há, portanto, um grande trabalho de preparação e um grande empenho de todos. Quando se trabalha com o objectivo de atingir metas mais altas temos mais força e entusiasmo por aprender. Nem sempre é fácil e todo o trabalho requer um grande esforço de todos e essas metas só são atingidas quando trabalhamos todos em união.

Mais do que a forma como a actuação de cada grupo possa correr, fica na memória dos elementos as peripécias dos ensaios, todo o trabalho desenvolvido e as dificuldades que juntos ultrapassaram. Cada nota que cantamos, cada sentimento que tentamos transmitir significam muito mais do que aquilo que é dado de imediato para quem nos escuta. Cada música guarda segredos e momentos únicos, que poderão mais tarde fazer parte do esquecimento, mas que no presente contribuíram para uma maior união do grupo”.

"Tiago Torres"


Coral DIDAXIS (Vale São Cosme)

Coral Capela do Hospital

CIJAF (Coro Infantil e Juvenil Avelino Ferreira)


Coral Litúrgico de Cerzedelo













Grupo Coral de Riba de Ave


Sem comentários:

Enviar um comentário